Blog - Saga Renault

Dicas de como cuidar bem dos pneus do seu Renault

13/08/2020


É desnecessário discutir – de tão evidente a questão – quão importantes são os pneus do seu veículos Renault. Afinal, sem eles, simplesmente o carro é inútil, sem serventia.

No entanto, muitos motoristas cometem um erro crasso ao dar pouca importância ou valor a este item que exerce uma função primordial no carro: fazê-lo se movimentar. Diante de tamanha importância dos pneus, a pergunta que surge é: você tem cuidado bem dos pneus do seu Renault?

Listaremos na sequência algumas dicas para mantê-los conservados. Antes, porém, vale a alerta de que é importante o motorista, na hora da aquisição, prezar por qualidade – sempre!


Calibre os pneus frequentemente

A calibragem dos pneus serve fundamentalmente para garantir estabilidade e segurança para o carro, conferindo também amplo conforto, que é repassado aos passageiros.

Por isso, é essencial que os pneus sejam calibrados periodicamente. Especialistas recomendam que, de 15 em 15 dias, a calibragem seja feita, sobretudo quando rodar longas distâncias, em viagens, por exemplo.

A importância de se calibrar frequentemente também passa por uma questão mecânica. Isso porque andar em um veículo com os pneus sob baixa pressão pode comprometer estruturas do veículo, já que o peso do carro força as laterais dos pneus, deformando-o.


Faça o alinhamento e balanceamento

Tão importante quanto calibrar os pneus é manter o carro sempre alinhado e as rodas balanceadas. O alinhamento é responsável por corrigir as suspensões para que os pneus fiquem retos e alinhados ao volante.

Já o balanceamento faz com que as rodas girem no própria eixo, sem bambear. São esses procedimentos os responsáveis por garantir uma direção macia e agradável.

E igualmente importante: para se conservar os pneus, prevenindo desgastes irregulares, é importantíssimo realizar o alinhamento e balanceamento dentro da regularidade correta.

Ou seja, a cada 10 mil quilômetros ou antes – caso você se exponha com frequência a uma má estrutura nas pistas.


Promova o rodízio nos pneus

Por meio do rodízio, é possível assegurar um melhor equilíbrio entre os pneus. Isso pelo simples motivo de que a troca de posição dos pneus do carro possibilita que o desgaste destes ocorra de maneira uniforme e equilibrada.

Essa troca é importante – vale destacar -  porque os pneus dianteiros e traseiros são submetidos a diferentes tipos de tração e peso. No caso, os pneus da frente, normalmente tem uma vida útil menor em relação aos de trás. 

Com o rodízio, neutraliza-se esses efeitos. A cada 5 ou 10 mil quilômetros, recomenda-se que se promova esse rodízio de pneus.


Não carregue muito peso no carro

A sobrecarga no veículo obriga os pneus a promoverem um esforço maior, o que compromete, além dos próprios pneus, as estruturas do automóvel.

Por isso é importante evitar ao máximo o excesso de peso de carga, já que geram bolhas e deformações nos pneus, além de deixar a direção do carro instável.

Quando for necessário carregar uma carga pesada no carro, procure equilibrar ao máximo o peso.


Cuide do estepe

Um erro bastante comum dos donos de carros é dar atenção exclusivamente aos quatro pneus titulares. Não basta cuidar dos que estão tendo contato com o chão, é preciso dar atenção àquele que te socorrerá nos dias de imprevistos.

Portanto, sempre que for calibrar os pneus titulares, faça o mesmo com o estepe. Aproveite e coloque sempre uma pressão a mais - e nunca inclua esse pneu no rodízio do veículo.

E aí, gostou destas dicas novidade da Renault que muito em breve promete desembarcar no Brasil? Maravilha! Então continue acompanhando a Saga Renault aqui pelo blog e redes sociais, onde nossas dicas, novidades e promoções sempre aparecem!




Fale conosco
Loading...