Isto é básico para quem tem zelo pelo próprio carro: para preservar a boa estética do veículo, é fundamental cuidar bem da lataria dele, zelando para evitar amassadinhos e, claro, lavando-a com regularidade.

Afinal, manter a lataria limpa prorroga bastante a vida útil do veículo, bem como a durabilidade da pintura, pois lavar o carro é um processo de remoção de contaminantes, tais como maresia, areia, restos de insetos e sujeira em geral.

E se você é daqueles que julgam as lavagens comerciais caras, preferindo fazer a própria limpeza do veículo, é fundamental então saber quais são as melhores formas de se lavar o seu Renault sozinho.

Por isso, listamos preciosas dicas, que começam pela importância de se estabelecer uma rotina: por exemplo, uma lavagem por semana – ou, no máximo, uma a cada quinze dias. Vamos às outras.


Use produtos adequados

Atenção, o uso de produtos inadequados na limpeza do seu carro pode ter efeito ainda nefasto que o de deixar o veículo por longo tempo sem lavar.

Portanto, não economize: use produtos específicos para cada parte do carro – é um investimento que vale a pena.

Detergentes de louças ou sabão em pó danificam a pintura do veículo e causam manchas. Opte, então, por shampoo próprio ou sabão neutro.

Muito cuidado também com as luvas de lavagem e as toalhas para secagem do carro: prefira as de lã natural ou microfibra, para não arranhar a superfície do carro.


Lave por partes

A regra fundamental da lavagem de um veículo é esta: lave-o de cima para baixo, sempre!

Ou seja, primeiro o teto, depois os vidros, em seguida o capô, porta-malas, laterais e, por fim, as rodas.

Quanto às rodas, há quem as considere a parte prioritária na lavagem, já que acumulam mais sujeira que a carroceria e, portanto, ao começar por elas, evita-se que os resíduos respinguem no restante do veículo quando ele já estiver limpo.

Quando terminar a lavagem de todas as partes do carro, remova a espuma do shampoo, utilizando o esguicho com menor pressão e deixando a água escorrer vagarosamente sobre o veículo.


Secagem

Nesta etapa, é imprescindível estar munido de toalha de um dos seguintes materiais: algodão, silicone ou microfibra.

Depois, há duas maneiras de se secar o carro: primeiro, arrastando a toalha lentamente aberta sobre a superfície do veículo ou comprimindo-a sobre uma área para absorver a água.


Limpe o interior

Não deixe o interior do carro de lado! Equipado de um aspirador portátil, dê atenção aos locais mais esquecidos, como cantos e partes internas das portas, onde certamente há muita sujeira e poeira localizadas.

Já os tapetes de borracha devem ser retirados e lavados com escova e sabão.

E aí, gostou das dicas da Saga Renault para que você dê a lavagem mais correta e eficiente ao seu Renault? Maravilha! Então fique ligado aqui e nas nossas redes sociais - espaços onde dicas, novidades e curiosidade estão sem presentes.