Uma das maiores e mais inovadoras novidades da Renault já foi apresentada no Salão do Automóvel deste ano. Se você conseguiu dar um pulinho no evento, já deve ter conhecido de perto a grande oportunidade. Se não foi, não se preocupe, pois trouxemos todos os detalhes para você.
O Renault ZOE é um carro elétrico que já está disponível para vendas em algumas concessionárias brasileiras. A perspectiva é de que a disponibilidade só aumente, após o marco da comercialização, que teve início no próprio Salão do Automóvel.

Bateria do Renault ZOE

Novo Renault ZOE - bateria
O Renault ZOE é equipado com a bateria Z.E. 40 da Renault. Com o equipamento, é possível que o veículo percorra até 300 quilômetros. Com a autonomia, é possível fazer diversas viagens em perímetro urbano ou até mesmo pegar a estrada com o carro elétrico.
Entretanto, a autonomia do veículo depende de diversas condições, que não estão restritas somente ao trajeto percorrido ou ao tipo de trânsito ao qual você vai submeter o automóvel.
No site da Renault há a possibilidade de simular diversas situações de uso, com variações de velocidade média, temperatura interna, uso de ar-condicionado, modo econômico ativado ou desativado e tipo de rodas.
Se bateu a curiosidade de saber quantos quilômetros você conseguiria dirigir com o Renault ZOE com base no seu estilo de direção, basta acessar o site https://www.renault.com.br/veiculos/veiculos-eletricos/renault-zoe/autonomia.html e fazer a sua simulação antes de decidir pela compra do modelo elétrico.

Carregamento do Renault ZOE

Novo Renault ZOE na estrada
A Renault informa que é recomendado para o Renault ZOE um ponto de carregamento no modo 3. Entretanto, o veículo também admite um ponto de carga no modo 2.
O conector para recarregar o Renault ZOE é o IEC 62196, também chamado de Mennekes.
Com estas configurações disponíveis, existem três opções de tempo de carregamento para o Renault ZOE. Com a ressalva de que o carregamento mais rápido pode ser feito apenas em um posto de carregamento da Wallbox.
A mais rápida recarrega 80% da bateria em 30 minutos, em um ponto de carregamento público. Para isso, a tomada deve ter uma potência de 43 kW.
A carga acelerada requer uma tomada de 22 kW e recarrega 80% da bateria em apenas uma hora, também em um posto público de carregamento.
Por fim, a carga padrão, que pode ser feita em um local público ou até mesmo doméstico, permite realizar uma carga completa entre seis e nove horas, dependendo da energia disponível na tomada. Para isso, a potência mínima deve ser de 3 kW.
O cabo é de aproximadamente seis metros, com cabos do tipo “2”, os chamados Mennekes. O conector segue a norma IEC 62196-2 nas extremidades, masculino e feminino, preparado para carga monofásica e trifásica. Essas especificações devem ser observadas na hora de realizar uma recarga.

Design do Renault ZOE

Novo Renault ZOE - design
O design do Renault ZOE é nada mais, nada menos, que a roupagem de um carro futurístico. Mesmo sendo compacto, tem traços que remetem a uma inovação tecnológica, transmitindo assim a realidade do modelo.
Tamanho do Renault ZOE
O Renault ZOE é leve, com 1.480 kg em ordem de marcha e capacidade de carga útil de 486 kg. O espaço entre os eixos é de 2.588 mm, enquanto o comprimento é de 4.084 mm, a altura, de 1.562 mm e a largura sem retrovisores chega a 1.730 mm.