É tempo de quarentena para combate à pandemia do coronavírus – razão que nos obriga a deixar o carro na garagem e ficar em casa.

Para quem é amante do universo automotivo, isso pode ser motivo de agonia, já que dirigir, vivenciar a experiência da troca de marchas, de ouvir o roncado do motor e mesmo de dar aquela esticada na pista vazia é sinônimo de prazer, satisfação.

E por saber disso, o Grupo Saga listou, há alguns dias, 10 filmes e séries para que, nesta quarentena, você não fique tão distante assim do mundo automotivo. Veja aqui.

Talvez, no entanto, você seja daqueles que preferem a sexta à sétima arte – ou seja uma leitura em vez de um cineminha. 

Por isso decidimos criar uma nova lista: a de 5 livros sobre carros que merecem a sua atenção – mais que isto: são ótimas pedidas para este momento de isolamento social em decorrência da guerra contra o Covid-19.



DICA Nº 1 – O LIVRO DO CARRO – ENCICLOPÉDIA VISUAL (DORLING KINDERSLEY)

Uma enciclopédia incrível, com mais de 1.200 modelos de carros expostos em suas páginas, “O Livro do Carro” é uma obra imprescindível àqueles que têm interesse em conhecer desde a criação do automóvel, no século XIX, até 2011, data da edição do livro.

Outro fato bacana do livro é que ele vem repleto de fotografias, infográficos, ilustrações e muitas informações acessórias, o que torna a leitura agradável e inteiramente, do início ao fim, prazerosa.

DICA Nº 2 – 1001 CARROS PARA DIRIGIR ANTES DE MORRER (SIMON HEPTINSTALL)

Como resultado da reunião de dezenas de especialistas em automóveis, chegou-se a este resultado, assinado por Simon Heptinstall: 1001 Carros para dirigir antes de morrer.

Um livro maravilhoso, incrível, que elenca 1001 automóveis, o que, evidentemente, resulta num trabalho que expõe carros vendidos em massa assim como criações únicas, bem como automóveis desenvolvidos para filmes, como o famoso “De Lorean”, do “De volta para o futuro”.

DICA Nº 3 – OPALA – O CARRO QUE CONQUISTOU O BRASIL (PAULO CÉSAR SANDLER E ROGÉRIO DE SIMONE)

Um livro genuinamente brasileiro – escrito por Paulo César Sandler e Rogério de Simone - sobre um carro que é paixão brasileira: o Opala.

Com a obra, os autores pretenderam homenagear o carro que foi fabricado no país por mais de 24 anos. 

O resultado, no entanto, vai para além da homenagem ao modelo, revelando-se uma verdadeira biografia do Opala, com detalhes e informações que deixam a leitura agradabilíssima.

Para se ter ideia do sucesso desta obra, mais de um milhão de exemplares já foram vendidos.

DICA Nº 4 – ARQUEOLOGIA MECÂNICA (RUBEM DUAILIBI)

Uma delícia de livro, em que a arte de procurar, encontrar, colecionar e comercializar carros antigos e de valor está presente numa narrativa absolutamente atraente a quem ama carros.

Essencialmente, o autor, Rubem Duailibi, conta experiências vividas sobre como é recuperar todo tipo de carro, especialmente os automóveis clássicos – tudo a partir de histórias divertidas. Imperdível!

DICA Nº 5 – O PEQUENO GRANDE LIVRO DA FERRARI (BRIAN LABAN)

Para quem tem curiosidade em conhecer a história completa do modelo que é um dos maiores expoentes do universo automotivo, “O Pequeno grande livro da Ferrari” é uma dica e tanto.

Detalhes como a iniciação de Enzo Ferrari, ainda na infância, ao mundo das corridas automobilísticas estão contados com riqueza de detalhes na obra, assim toda a trama até o surgimento da marca. 

Uma leitura interessantíssima para quem tem curiosidade sobre esta lenda do mercado!

Bem, estão aí cinco ótimas opções de leitura de temática automotiva para este período de quarentena. Obviamente, há diversos outros títulos excelentes sobre carros, mas listamos aqui 5 deles que nos empolgaram e emocionaram.

Afinal, como você sabe, o Grupo Saga também é apaixonado pelo assunto e entende tudo sobre carros.

Inclusive, fica o convite: passeie pelo nosso site, conheça o Grupo Saga e venha fazer parte desta história, adquirindo o seu próximo carro aqui!