A fabricante prepara novo 'carro urbano' elétrico para o lançamento na China.

Este é o Renault JMC Little Kirin, um carro elétrico urbano e muito básico que vai estrear com a gigante asiática em poucos dias. Um modelo estranho que combina alguns detalhes do modelo Renault com acentos da Nissan. Na verdade, à primeira vista, ela parece uma pequena Zoe.

Conhecemos este carro graças ao portal chinês Autohome, que revelou as primeiras imagens e funcionalidades. Segundo a mídia, é um modelo de 4 portas e 4 lugares com comprimento total de 3,50m, largura total de 1,64m, altura total de 1,46m e distância entre eixos de 2,34m. Em outras palavras, é do tamanho de um Renault 4 clássico. Isso o torna menor que o Kwid, modelo que chega a 3,68m de comprimento.

Kirin: o novo carro citadino elétrico da Renault

A dianteira é definitivamente Renault, com a grade 'V' comum aos modelos da marca, mas o emblema traz o 'e' para a marca elétrica JMC. Da mesma forma, os faróis são mais longos, aproximando-se do estilo do "Nissan Leaf".

A carroceria é muito parecida com a de uma minivan, seguindo as linhas dos carros citadinos da última década. A cintura geral, por outro lado, é crescente e termina em um ponto para cima. A maçaneta da porta é branca e a roda é preta, neste caso com 14 polegadas de diâmetro.

A traseira parece muito semelhante, com ótica vertical de cada lado e uma terceira luz de freio embutida no spoiler superior. A placa de licença está localizada no para-choque.

Prático e elementar

Como pretendido no negócio de carros elétricos, o Renault Kirin tem um interior muito simples, mas fácil e prático, condizente com um carro de corte popular.

                                            **Interior do Renault  JMC Kirin da China**


O painel possui tela digital LCD, sistema de som com rádio tradicional 2 DIN e ar condicionado digital, além de visual decorativo em alumínio. Nesse caso (ou pelo menos na versão fotográfica) não há tela multimídia. Claro, isso limita severamente todas as opções de conectividade.

O volante de 3 raios tem uma base semiplana mas não é multifuncional. Da mesma forma, a parte inferior do console possui portas 12V e USB e um botão giratório para controlar a transmissão. Os bancos, por outro lado, são de tecido ajustável manualmente na frente e um banco rebatível integral na parte traseira.

Quando será o lançamento do Renault Kirin?

Falando de mecânica, não há muitos dados. O que se sabe é que o motor tem potência máxima de 35 cv e a energia é armazenada em uma bateria de fosfato de ferro e lítio. No entanto, dados como autonomia e capacidade da bateria ainda são desconhecidos.

Em poucos dias teremos todos os dados deste novo veículo. Isso será de interesse para quem procura um veículo elétrico acessível. Atualmente, o veículo elétrico de quatro passageiros mais barato do Brasil é o Renault Kwid E-Tech, vendido por um preço sugerido de R$ 146.990.