Uma boa notícia tomou conta do noticiário automotivo: a Renault divulgou que "está estudando a possibilidade de reunir suas atividades e tecnologias 100% elétricas dentro de uma entidade dedicada na França para acelerar seu crescimento".

Essa palavras foram ditas num comunicado da empresa, que, há algum tempo, já “namora” a ideia, tanto que, em 18 de fevereiro, ao anunciar os resultados financeiros para 2021, o CEO Luca de Meo havia lançado a hipótese de dividir o grupo em duas áreas, sendo uma delas projetada exclusivamente para o carro elétrico.

Quem primeiro informou sobre os planos da Renault foi o jornal americano Bloomberg. De acordo com a notícia, as discussões surgiram numa reunião entre a alta administração e analistas.

Segundo rumores, o grupo francês poderia criar uma empresa de "New Mobility", que nasceria da separação de habilidades relativas aos veículos elétricos nos ativos "legados" e na divisão de compartilhamento de carros, "Mobilize".

Entre outras coisas, a agência de notícias acrescenta que a nova empresa seria formada graças a uma oferta pública inicial (IPO), a ser lançada já em 2023. Ao mesmo tempo, atividades tradicionais com carros a combustão e híbridos podem estar em busca de parceiros.

A mudança seguiria um pouco o caminho trilhado pela Ford, que separou o ramo de carros com motores a combustão e elétricos criando as empresas "Model E" e "Blue". 

Os negócios dialogarão continuamente entre si, trocando informações e conhecimentos. Uma estratégia que, nos planos da marca do oval azul, levará o fabricante a se tornar um competidor muito importante de carros movidos a bateria até 2026.

No entanto, por enquanto a Renault não comenta esses rumores. A Bloomberg acrescenta, que, ao tomar esse caminho, em particular o do IPO, o grupo francês poderia compensar as perdas causadas pela suspensão das atividades na Rússia. 

E então daria um grande impulso aos planos de eletrificação, com um novo Dacia elétrico (mas não apenas isso), cinco plataformas e a despedida dos motores a gasolina e diesel na Europa a partir de 2030.

E aí, gostou de saber dessa grande novidade da divisão exclusiva dos carros elétricos da Renault? Maravilha! Antes desses modelos incríveis chegarem ao Brasil, que tal fazer uma visitinha à Saga Renault e conhecer de perto todas as grandes opções que temos em nossa concessionária? Venha hoje mesmo.