Depois do lançamento (e sucesso) do Kwid E-Tech e da apresentação do novo Megane E-Tech, a Renault está se preparando para a chegada de mais um EV: o novo Renault 5.

Um veículo inspirado em clássicos da marca, o novo Renault 5 está previsto para estrear em 2024. Com um toque esportivo no visual, virá para ocupar o lugar do atual Zoe, tanto em termos de preço quanto de posicionamento no mercado.

O hatch compacto é desenvolvido inteiramente na plataforma CMF-B EV, um derivado do modelo elétrico baseado na CMF-B. Por sua plataforma ser a mesma do Zoe, é esperado que ofereça um espaço interno semelhante, inclusive com o posicionamento da bateria no chão.

Renault 5 chegando ao Brasil?

Apesar de não haver uma confirmação oficial da montadora francesa sobre a vinda do compacto elétrico para o Brasil, os funcionários da Motor1 descobriram que a marca planeja lançar um novo hatchback elétrico para substituir o Zoe nos mercados europeus a partir de 2024.

O R5 custa cerca de 20.000 euros, muito abaixo do que Zoe pede (33,7.000 euros), pelo que a estratégia é oferecer um carro mais moderno e mais barato. A aposentadoria de Zoe na Europa é o primeiro passo para que o modelo seja descontinuado em outros mercados como o Brasil, abrindo as portas para que o R5 chegue aqui no futuro.

O lançamento seguirá um cronograma semelhante ao do Mégane. Assim, deverá ser em 2024, poucos meses após o início das vendas no mercado europeu.