Nomeada de Ampere, a unidade tem como meta produzir um milhão de veículos elétricos até 2031.



O ambicioso plano elétrico é um marco para a fabricante francesa, que já anunciou a retirada dos carros com motor de combustão interna e pretende assumir a liderança na corrida elétrica.


O atual anúncio visa liberar capital para a nova divisão de veículos elétricos e compartilhar a produção de modelos térmicos, relatados para serem retirados, com o grupo chinês Geely.


Assim que estabelecida, a nova divisão da montadora irá produzir no Norte da França nos próximos anos os novos Renault 5 e Renault 4.


Com a Ampere empregando mais de 10.000 pessoas na França e planejando produzir 1 milhão de veículos elétricos da marca Renault até 2031, a marca francesa quer dividir suas atividades.


O novo setor elétrico é ambicioso, com meta de crescimento anual de 30% nos próximos oito anos e crescimento de 10% até 2030.


Já o negócio de carros com motor de combustão interna, que atualmente tem a marca Renault sob o selo 'Power', está sujeito a uma troca de tecnologia 50/50 com a chinesa Geely, proprietária da marca Volvo.


A fusão criará a Horse, uma fabricante de equipamentos que projeta e fabrica elementos comuns aos veículos de ambas as empresas, incluindo motores, transmissões e sistemas híbridos. Os detalhes serão anunciados em breve.


Alta tecnologia

O Groupe Renault e a Qualcomm Technologies anunciaram hoje planos para expandir sua parceria tecnológica para desenvolver uma arquitetura eletrônica centralizada para o veículo definido por software (SDV) de próxima geração da Renault. 


A poderosa plataforma SDV é baseada na solução Snapdragon® Digital Chassis™ da Qualcomm Technologies, Inc. e é usada nas áreas de cockpits digitais, conectividade e sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS). As empresas também anunciaram que a Qualcomm Technologies ou uma de suas subsidiárias investirá na Ampere, empresa do Grupo Renault especializada em software e mobilidade elétrica.


Plataforma

A partir de 2026, os veículos da Renault utilizarão a plataforma SDV, que inclui a nova geração do sistema Snapdragon® Digital Chassis™ projetado para uso em cockpits equipados com o novo sistema Android. 


Essa arquitetura aprimora a experiência a bordo ao centralizar os dados com outras funções do veículo, como Advanced Driver Assistance Systems (ADAS), carroceria, chassi, telemática, conectividade, comunicação por linha de energia (PLC), segurança e segurança cibernética. Unidade de computador físico (PCU). Os custos de hardware e software podem ser otimizados graças à unidade de interface física (PIU) que forma a interface entre as zonas com os atuadores do veículo. Ao mesmo tempo, a arquitetura SDV deve ser aberta a outras montadoras.




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