SUV compacto da Renault é mantido em segredo com nome "Projeto HJF"


Em São José dos Pinhais, no sul do Brasil, próximo a fábrica da Renault, foram vistas em fase de testes duas unidades de mulas para o novo SUV compacto da Renault, que chegará ao mercado nacional em 2024. Atualmente, o modelo é conhecido apenas como "Projeto HJF".


Os executivos da montadora até tentam despistar e dizem que as unidades vistas eram apenas mulas e que o Dacia Stepway seria um modelo final diferente. Dizem ainda que a única semelhança estaria na plataforma, a CMF-B.


Entretanto, um protótipo flagrado na Europa em abril deste ano entrega que o novo modelo será derivado do Stepway, com a mesma carroceria e portas. O protótipo europeu teria capô, para-choque e faróis diferentes, além de uma dianteira mais parruda para trazer o ar robusto de um SUV.


Na dianteira, é possível ver grandes faróis duplos, luzes de LED localizadas perto do capô. As luzes principais estão localizadas na extremidade do para-choque com formato geométrico, com grades inferiores com grandes entradas de ar e faixas cromadas. A grade dianteira ainda segue o atual padrão da marca francesa para SUV, com elementos horizontais.

Uma faixa cromada próxima ao capô que traz o diamante da marca centralizado.


Como as portas são as mesmas do Stepway, a Renault usa molduras mais largas nas cavas de rodas para alargar o SUV. Na traseira, a tampa do porta-malas foi totalmente reestilizadas com uma pegada mais pesada, bem como o para-choque e as lanternas. No interior, o acabamento das portas são excepcionais. O protótipo encontrado na Europa apresentava uma generosa central multimídia flutuante posicionada na horizontal.


O SUV compacto trará algumas novidades ao mercado. A plataforma CMF-B e o motor 1.0 TCE Turbo Flex. Não podemos afirmar ainda sobre a potência e torque do novo motor, mas sabemos que a tecnologia flex é uma grande aliada na elevação da potência de um veículo, podendo aumentar a potência em mais de 120 cv quando abastecido com etanol. O motor 1.0 TCE será combinado com uma transmissão automática em uma simulação virtual de sete marchas.