Foi revelado na Europa, há poucos dias, de forma oficial, o novo SUV Austral, um modelo que traz o conceito e visual esportivo sobre a plataforma modular CMF da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi.

O que se especula pelas bandas da Renault é que o modelo tem boas chances de ser produzido no Brasil, principalmente porque a Renault anunciou que está atualizando a fábrica de São José dos Pinhais (PR) justamente para receber a CMF.

No mercado europeu, o SUV será oferecido em três motorizações distintas: Mild Hybrid Advanced de 130 cv e 48V, Mild Hybrid de 160 cv e 12V, além do e-Tech Hybrid topo de linha com 200 cv.

Todas as opções utilizam o motor 1.2 turbo três cilindros, mas na versão básica o sistema híbrido de 48V aproveita a eletricidade para substituir o alternador, enquanto nas outras duas o motor a combustão trabalha em conjunto com outro propulsor elétrico alocado na dianteira do veículo.

A transmissão pode ser manual de seis marchas ou automático CVT e o torque máximo é de 27,5 kgfm.

O design agressivo do Austral foi projetado pela Alpine, divisão esportiva da Renault, tanto é que o modelo inaugura a linha Espirit Alpine, mas também traz algumas semelhanças com o Mégane E-Tech, o novo SUV cupê da marca.

Em seu lançamento, a fabricante francesa deu bastante destaque para a nova cor de carroceria Cinza Xisto Acentinado, com acabamento fosco e uma pintura que ajuda a trazer mais robustez ao modelo.

O Austral traz uma barra na grade frontal e a lâmina esportiva que abriga o símbolo da Renault ao centro. As rodas de alumínio diamantados pretos “Daytona” são de 20 polegadas e possuem inscrição da Alpine.

O carro ainda tem barras de teto preto e essa versão possui emblemas laterais referentes à nova linha esportiva. A traseira tem lanternas de LED finas que ficam próximas se interligarem, mas o fato de serem separadas criam um desenho totalmente novo na tampa do porta-malas.

O SUV médio chega para brigar com o Compass na Europa, lembrando que por lá a variante híbrida da Jeep está disponível desde a virada do ano. No Brasil ele está próximo de chegar.

Voltando ao Austral, o novo SUV oferece uma cabine bem focada no luxo. A central multimídia é vertical, tem 12 polegadas e utiliza sistema operacional Google, enquanto o painel de instrumentos 100% digital é de 12,3 polegadas.

Entre os itens de segurança, destaque para o assistente de permanência em faixa, câmera 360º e o controle de cruzeiro adaptativo. A Renault ainda não divulgou os preços oficiais das versões. 

E aí, gostou de conhecer um pouco sobre esta incrível novidade que é o Renault Austral? Maravilha! Visite a Saga Renault e conheça de perto todas as grandes opções que temos em nossa concessionária.