Você já ouviu falar em gasolina de alta octanagem? Não! Então aqui vai, além da definição desse produto objeto de muito marketing, os esclarecimentos de especialistas acerca do produto.

 

Em poucas palavras, octanagem significa a medida de resistência do combustível à detonação. Ou seja, é quanto o combustível resiste à pressão sofrida dentro da câmara de combustão do motor. 

 

Por isso, quanto maior a octanagem, maior será a resistência do combustível à detonação, o que é obviamente positivo para o veículo e seu desempenho, pois, com maior octanagem, permite-se ao motor operar com maiores taxas de compressão. 

 

Um dado importante, no Brasil, as gasolinas comum e aditivada têm, em média, 87 octanas. É um índice alto, conquistado graças à mistura de 27% de etanol. 

 

Portanto, embora ainda exista no Brasil a cultura de maldizer a gasolina vendida no país, tachando-a como a “pior do mundo”, a realidade de momento é exatamente inversa.  

 

Pelo menos é o que revela o especialista Boris Feldman, que informa que a gasolina brasileira tem ótima reputação internacional e é tida como uma das melhores do mundo.

 

Portanto, respondendo à sua eventual dúvida sobre o que é a tal gasolina de alta octanagem, bem, ela nada mais é que sinônimo de "gasolina brasileira".

 

Alta octanagem no meu Renault: vale a pena?

 

Segundo os especialistas, a resposta mais adequada é “depende”. Para eles, nos carros com menor potência, o resultado do uso de gasolina com maior octanagem costuma ser imperceptível para o motorista.

 

É o que explica Renato Romio, chefe da Divisão de Motores e Veículos do Centro de Pesquisa do Instituto Mauá de Tecnologia de São Paulo: “Se você tiver um carro comum, desses modelos 1.0 ou 1.6 onde o sensor apenas processa o retardo da centelha, e colocar a gasolina com mais octanagem, não vai notar diferença nenhuma”.

 

No entanto, se o seu Kia é daqueles mais potentes, com motores de maior cilindrada, aí sim a gasolina de alta octanagem vale a pena, pois influenciam no desempenho do carro. Entendeu agora o que é a gasolina de alta octanagem e se ela é útil ou não para o seu Renault?

 

Então agora passeie pelo site da Saga Renault e veja qual carro mais se parece com você: Kwid, Captur, Duster, Duster Oroch, Novo Sandero...? Estamos esperando a sua visita para um test drive no preferido. Apareça em um de nossos endereços.